sexta-feira, 8 de junho de 2012

San Gimignano - Parte 2


        Continuando a contar a história de NósDaqui! em San Gimignano (daqui em diante: SG), acordamos no dia seguinte ansiosos para ver a cidade e tudo mais... nos arrumamos rápido e saímos para a cidade medieval!
Mila e Tuco  na varandinha do B&B

Vista do quarto. Bom Diaaaaaaa :-)
O caminho do B&B ao Centro histórico nos colocava primeiro na Piazzale Martiri Montemaggio, uma praça lindinha que antecede a principal entrada da cidade medieval, a Porta San Giovanni.

Lala na Piazzale Martiri Montemaggio


        Tomamos café da manhã numa panetteria no centro histórico:

Schiacciata um pane italiano ma-ra-vi-lho-so que se come puro, porque ele é assado banhado no azeite e com sal por cima.  La nostra prima Colazione... Uma cooooisa!
   Um pouco da história de San Gimignano para aguçar a curiosidade...

   Fundada pelos etruscos no 3º século a.C., SG foi uma pequena vila dormitório durante séculos. Floresceu ao longo da Idade Média, devido à sua localização, quando a principal rota da Itália para França passou a atravessar a cidade. Graças à crescente produção de açafrão, os mercadores locais se tornaram ricos e demonstravam seu orgulho construindo edifícios (palazzi).
   As torres, símbolo da riquesa dos donos dos palácios, ganhavam o Céu durante o século XIII, período de sucesso econômico da cidade.
   A competição na construção das torres era tão grande, com torres cada vez maiores, que o governo criou uma lei proibindo qualquer um de construir uma torre maior que a do Palazzo del Popolo, trono do governo.
  A cidade era dividida em relação à fidelidade ao Papado e ao Império. Os que apoiavam o Papa eram chamados Guelfos, e os que defendiam o Imperador, Gibelinos. As torres simbolozavam, também, a supremacia de um dos pólos na cidade. Foram construídas 72 torres, restam, hoje, apenas 14 (ou seriam 15?!)
  A explosão econômica foi apagada pelas pragas, que atingiu a cidade diversas vezes a partir do século XIV e pelos três séculos seguintes, um desastre que, de certa forma, preservou a cidade, fazendo com que permanecesse como uma típica vila medieval, sem adições modernas (guardadas as devidas proporções, claro!).

NósDaqui! na via San Giovanni
      Não sei se vocês já ouviram falar no Museo della Tortura. Pois bem, em San Gimignano tem dois, um dedicado à tortura na época da inquisição e outro aos instrumentos de execução (pena de morte). Laís, e a curiosidade própria da sua idade, cismou que queria ver, depois de muita insistência, negociamos em ver apenas um, ela escolheu o primeiro, que tem como tema a Inquisição e as histórias da Idade Média.



Entradas do Mudeo della Tortura :-o
No final das contas, fui me impressionando tanto com tudo que via, que não tirei fotos dentro. Foi melhor, para quê ter um registro da crueldade humana???

Seguimos a explorar San Gimignano e uma plava nos levou a uma subida em busca do Punto Paniramico:

E tome subida!!!!
Valeu a subida demais, olha que vista linda:

Eu e Mila com a natureza de moldura! ;-)



Eu e Lala :-)

Eu e meu amor!


Meus três peruquinhos!
Tuco feliz da vida! Por causa da vista? Não! Porque o acordo era: depois do "topo da montanha", um gelato na praça.... a montanha já estava devidamente conquistada, o que significava... Dondoliiiiiii

 Continuamos nossa aventura subindo pela Via San Giovanni até encontrar a Piazza della Cisterna, onde tem a sorveteria Dondoli, lembram? kkkk

Na Piazza della Cisterna, em frente ao poço, onde, no dia anterior, jogamos umas moedinhas e fizemos uns desejos, pra ver se rola! ;-p
Tuco e lala, ao fundo, as costas da Torre Grossa, do Palazzo del Popolo
      Seguimos pela Piazza Duomo, onde está a Collegiata, mais conhecida como Catedral (Duomo, em Italiano. Uma curiosidade: Já que não tem Bispo, não pode ser considerada Duomo, pela administração da Igreja Católica, maaaas, os moradores não querem saber, chamam sua Igreja mais importante de Duomo e ponto final. Faremos como eles, pois...). A Basílica de S. Maria Assunta, construída no Séc. XII, tem a fachada simples e o interior encantador com arcos dourados e uma galáxia de estrelas douradas!


Em frente à Basílica di S. Maria Assunta
Uma panorâmica da Piazza del Duomo (lado 1).
Tem quatro NósDaqui! nessa foto, quem acha???

A panorâmica do lado 2
Seguimos pela Piazza della Erbe onde tivemos uma vista linda Delle Torri del Salvucci e do Campanile del Duomo

Laís e as torres de Salvucci, as torres gêmeas de SG.

Tuco e, à esquerda, o Campanile del Duomo
Campanile é a torre onde está o sino
Mila, na Piazza delle Erbe, fazendo pose!
agora é a vez de lala!
NósDaqui! Numa rara foto dos cinco juntos!!!

Definindo os próximos passos...
Marcelo em frente ao Ufficio Postale.
Atrás: Torri del Salvucci, uma menor que não sei qual é e a Torre Rognosa







Nenhum comentário:

Postar um comentário