segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pitigliano e Saturnia


        O que nos levou a Pitigliano foram Le Vie Cave, uma rede viária etrusca, ligando assentamentos e necrópoles na área entre Sovana, Sorano e Pitigliano.
        Escavada no tufo (rocha magmática de origem vulcânica) as Cavoni também foram um sistema de defesa eficaz contra possíveis invasores. Lendo, lendo, lendo sobre o melhor percurso para conhecer esse pedacinho de história em forma de passagens, descobri uma matéria sobre Pitigliano e me apaixonei pela cidade antes mesmo de ir lá!
       Na minha cabeça estava tudo certo: Chegaríamos em Pitigliano, um giro pela cidade, Le Vie Cave, uma olhadela rápida em Sovana ou Sorano (ou as duas, se o tempo permitisse!) e terminaríamos o dia dando um mergulho na Terma Satúrnia, na cidade de Satúrnia, no caminho de volta... Queria ver se a água é quentinha como dizem... Porque "ser quente" pra europeu é fácil, quero ver "ser quente" pra nordestino!!!
        A viagem a Pitigliano já vale! A região, conhecida como Maremma, é linda... Estradas cercadas de verde, subidas e descidas que revelam paisagens deslumbrantes e pouco exploradas!



Pitigliano vista de longe... Uau!

Pitigliano



Na cidade...
"-Geo, tira foto do jegue!"
Taí!

É a vista que se tem na cidade...


        E aí começou a chover... Mas foi chuva, viu!
        Fazer turismo no inverno é bom porque não tem multidões de turistas, porém...


         O pessoal do office de turismo desaconselhou veementemente o passeio pelas Vie Cave:
 - É escorregadio quando chove, além de se arriscarem, porque tem trechos que podem oferecer perigo na chuva, vocês vão ver pouco... deixem pra outro dia!
-Ahhhhhhhhh pooooxa!! :-/ (pensei!)
         Mas, enfim, quem manda ter juízo?! Deixamos Pitigliano antes da hora: "- Nem tudo está perdido, vamos logo pra Satúrnia que aproveitamos mais do banho!"

Olha fotos das Vie Cave que peguei na net... Massa, né?!

Pitigliano de longe!
        E fomos rumo à Saturnia...



No caminho, uma foto da cidade de Manciano
        Em Satúrnia o cenário foi esse:

Cascate del Mulino
        Por conta das chuvas, a água que é sempre cristalina, estava barrenta e com um cheiro terrível de enxofre... eu sabia que tinha, mas não pensei que fosse tão forte! Argh!
 
        A Terma de Saturnia já era conhecida na época dos etruscos. Na Idade Média, esse lugar, devido ao vapor de água, o calor e o cheiro de enxofre, inspirou muitas lendas. Diziam que o demônio tinha deixado o submundo e estava ali! Era descrito como um  lugar onde começou a correr a água mal-assombrada e fez piscinas quentes, contaminando o ar com um cheiro acentuado satânico. As crônicas da época falam em convenções de bruxos e bruxas, feitiços e rituais. 
        No início do século XX foi construído um hotel em Satúrnia e foi feita a análise completa das características químicas da água, pelo Departamento de Química da Universidade de Siena, Pisa e Roma, que confirmou os grandes benefícios à saúde.
        Em 1978, a região da Toscana, autorizou a abertura permanente do centro com atividades de banhos terapêuticos e isso foi o início do caminho que levou Le Terme di Saturnia a alcançarem fama mundial.
        Do ponto de vista científico, a água de Saturnia é: "água mineral homeotermal rica em dióxido de enxofre, sulfato de bicarbonato alcalino-terroso e tem  a presença de dois gases dissolvidos (sulfureto de hidrogênio e dióxido de carbono). Não faço idéia do que seja tudo isso mas é essa composição que faz bem pra pele, sistema respiratório, músculos e ossos.


        O jeito foi fazer umas fotinha e cair fora, o cheiro forte estava me dando dor de cabeça e a água barrenta era pouco convidadtiva. Sim,  dizem que lá embaixo, no banho mesmo, o cheiro ninguém nem sente! Ah tá, né?!
       Voltamos pra Pisa e fomos num dos nossos restaurantes favoritos: Bella Napoli!
 
Pizza, pizza, pizza!!!
Deu água na boca na hora que comi e agora, quando postei, deu novamente!
Será que tem camarão na geladeira????? kkkkk
 
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Orvieto - Umbria


         Orvieto é uma cidade etrusca de mais de 3000 anos na região da Úmbria. Suspensa quase que por magia, entre o céu e a terra, Orvieto foi construída em cima de uma grande rocha vulcânica. Essa particularidade geológica possibilitou a escavação de vários túneis sob a cidade, formando uma verdadeira malha que leva a toda parte. Dizem que para cada casa em Orvieto há, pelo menos, cinco túneis subterrâneos! Apenas parte deles é conhecido e uma parte menor ainda é visitável (Saiba mais: www.orvietounderground.it).
        Além dos túneis, Orvieto tem sua linda Catedral, uma culinária genuína, uma cerâmica linda e famosa e muito charme!
        Pegamos o funicular que nos levou direto ao centro histórico; da estação, pegamos um ônibus e fomos direto para a Catedral.

Dentro do funicular

Catedral de Orvieto


 


A Torre di Maurizio, com o relógio de 1351.
 Dizem que foi instalado para os operários que trabalharam na obra da catedral não perder os horários!


Lateral da Catedral

NósDaqui! (-Lala) em Orvieto :-)

Torre di Maurizio à esq.
Ma e Mila numa ruazinha de Orvieto "- Quem é a piccolinda do papai?!"

Lojinha de itens medievais... Os mino pira!

Lojinha de salumi italiani... os homi pira!



Ao fundo, Torre del Moro




Vista panorâmica da Fortezza Albornoz, de 1364





 
Poço di San Patrizio, que pode ser visitado se você não tem claustrofobia, asma, e outras coisitas... bem, tocamos, apesar da curiosidade... 
Pozzo di San Patrizio, por dentro...
 
Descendo do bondinho...
 
Orvieto vista de longe...
 
Orvieto já deixando saudades :-)
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Montalcino e Montepulciano ;-)

        A idéia era conhecer Montalcino e depois ir para Montepulciano, onde dormiríamos. Mas saímos tarde e acabamos chegando em Montalcino por volta das 18h... Acontece que a cidade estava fechada e vazia! Parecia altas madrugadas!!! Caminhamos um pouco num frio danado (-1°C), com neve :-/ , jantamos e fomos para Montepulciano em busca do quarto quentinho!!!

 
pôr do Sol na Tosca ;-P
         A região de Montalcino é conhecida mundialmente pela produção da uva Sangiovese grosso. Com ela é feito o Brunello di Montalcino, vinho que, junto com o Barolo (da Região de Piemonte), podem ser considerados os vinhos tintos italianos de maior longevidade.

Palazzo dei priori e Torre


Neve sobre os carros


Tuco e Mila nem reclamaram da proteção de face dessa vez, usaram "o ninja" que foi uma beleza!
Fortezza di Montalcino
NósDaqui! (- Lalá!) em Montalcino ;-)

Taverna del Grappolo Blu!
       E seguimos viagem rumo a Montepulciano, pela Strada del Vino Nobile di Montepulciano!



        Chegamos no agriturismo Sanguineto, em Acquaviva (recomendadíssimo!), e fazia um frio de matar, nem sei quantos graus... dormimos!
        Acordamos, no dia seguinte, com essa vista maravilhosa...

Nel Sanguineto


Tentando pegar internet para falar com Laís :-) Ê saudaaade!
         Montepulciano é uma cidade erguida no alto de uma colina, uma das mais altas da Toscana. Seus vinhedos produzem o Vino Nobile di Montepulciano, feito a partir da uva Sangiovese.
Pelas ruas de Montepulciano

Vistas panorâicas

NósDaqui! (-Lala) em Montepulciano :-)

Pequenos...

Minha linda...
         Uma curiosidade sobre Montepulciano é que a cidade serviu de cenário para Volterra na Saga Crepúsculo. Falam de Volterra (dos Volturi) mas o filme foi rodado Montepulciano!

Palazzo comunale, na Piazza Grande, e a Torre do relógio mais famosa do universo vampiresco ;-) kkkk

        Saímos de Montepulciano e fomos rumo a Castiglione del Lago, uma cidade que margeia o Lago Trasimeno (Úmbria). No meio do caminho paramos no Ristorante della Rotunda, um restaurante maravilhoso numa estradinha fofa, pelaquelasbandas que não sabemos chegar de novo! Delicinha :-P

Ristorante della Rotunda


        Quando chegamos a Castiglione caiu um toró, um pé d'água tão gigante, que nenhuma foto prestou... para não ficar o vazio no blog, peguei essas fotos na net! E fizemos a promessa de retornar!!!